
Um servidor público da Bahia foi condenado a dois anos de prisão em regime aberto após a Justiça concluir que ele amputou o próprio pé para tentar receber cerca de R$ 1,5 milhão em indenizações de seguradoras.
O caso aconteceu em julho de 2019. Na época, Vanderley dos Santos Gomes afirmou ter sido vítima de um assalto seguido de sequestro. Segundo ele, criminosos armados o abordaram, roubaram seus pertences e amputaram seu pé em uma estrada na zona rural de São Gonçalo dos Campos.
As investigações, porém, encontraram diversas contradições na versão apresentada. A perícia localizou a mochila do servidor próxima ao local onde ele foi socorrido, contendo objetos que ele havia informado terem sido roubados, além do próprio pé amputado.
Outro fato que chamou a atenção da Justiça foi que Vanderley havia contratado quatro seguros de vida apenas seis semanas antes da amputação. Para os magistrados, a sequência dos acontecimentos indicou uma fraude planejada para obter indenizações milionárias.
Além da pena de prisão, o servidor foi condenado a cumprir 720 horas de serviços comunitários e pagar R$ 7.590. A condenação já transitou em julgado, e ele iniciou o cumprimento da pena em maio deste ano.(Portal Victória+ com G1)